Fatores motivacionais

No final de todos os posts, sempre há uma frase curta com um fator muito simples, que pode até parecer um diferença supérflua, mas que simboliza toda a diferença abismal entre os dois países.

Apesar de estar saindo do Brasil, eu gosto muito dessa terra. Nasci em São Paulo, fui criado na Bahia, moro em Belo Horizonte a cerca de 6 anos, conheço Brasília, Manaus, Aracaju e várias cidades do interior dos estados onde morei... em fim, tenho uma visão geral do país.

Sei que precisarei de fatores motivacionais quando estiver no Canadá. Será outro idioma, outra comida, outras músicas, outras pessoas, outra programação na TV, outras datas comemorativas, outras ações/reações a cada situação, outros valores humanos, etc. Já percebi uma boa diferença após mudar da Bahia para Minas (prefiro a Bahia), imagina como será do Brasil para o Canadá.

Estou saindo do Brasil por falta de esperança em ver melhorar a segurança, educação (básica, aquela de casa), educação (ensino), honestidade, valores morais, etc. Mesmo que a política melhore, mesmo que haja melhor divisão de renda, não acredito que esses outros fatores irão mudar, pois já está enraizado no caráter de boa parte dos meus compatriotas. Infelizmente.

Então esses pequenos fatores motivacionais irão me ajudar a lembrar de detalhes tão ridículos que temos que nos acostumar no Brasil para conseguir viver, pois somos tão bons na capacidade de adaptação que realmente conseguimos esquecer que essas aberrações não eram para acontecer. Nós simplesmente convivemos com elas.

Espero que quando eu estiver no Canadá e a saudade bater e eu pensar em voltar para o Brasil, eu possa ler esses fatores motivacionais e lembrar que não são apena os motivos macros (política, divisão de renda etc), é o brasileiro em si.

(Abaixo lista dos fatores motivacionais e em qual post eles foram comentados)
“O momento que você desejaria a eternidade" (Post)
Segurança "A tampa do tanque de combustível nos carros no Canadá não tem chaves." (Post)
Comportamento "No Canadá seria impensável a função de franelinha, principalmente em via pública." (Post)"
Organização "No Canadá você não pode beber bebida alcoólica na rua." (Post)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário